sexta-feira, 13 de Março de 2009

As Misteriosas Cidades de Ouro(Les Mystérieuses Cités d'Or)


"As Misteriosas Cidades de Ouro" é uma co-produção entre a França e o Japão pelas empresas DIC, NHK Enterprises, a CLT e a MK. A série é vagamente baseada no livro O "O 5º Rei" de Scott O'Dell. Foi escrita por Jean Chalopin e Bernard Deyriès; realizada por Bernard Deyris, Edouard David e Hisayuki Toriumi; e a música por Shuki Levy e Haim Saban. A série tem 39 episódios produzidos em 82/83.
A série "As Misteriosas Cidades do Ouro" é um misto de História, com Ficção Científica e o Fantástico. No final de cada episódio é apresentado um pequeno documentário sobre as culturas sul americanas.
Encontram-se em produção uma continuação da série e ainda uma longa metragem.

História

A série começa em 1532 na cidade de Barcelona. Esteban um rapaz de 12 anos muito traquina anda sempre metidos em confunsões. Até que um dia o seu tutor morre e descobre algo sobre a sua verdadeira identidade. Em bebé foi resgatado por Mendoza, um marinheiro, enquanto ele estava num barco à deriva no Oceano Pacífico . Esteban tornou-se popular em Barcelona, pelo seu dom em trazer o sol em más condições atmosféricas, e ganhou o apelido de "filho do sol". Livre e ansioso pela a aventura, Mendoza convense-o a viajar com ele para o Novo Mundo(América),com Gomez e Gaspard, para procurarem as misteriosas cidades de ouro. Pois o pai de Esteban parece estar relacionado com as cidade de Ouro. Durante a viagem Esteban conhece Zia, uma jovem Inca, que tem o mesmo medalhão estranho como ele.
Durante as suas aventuras conhecem ainda Tao, um rapaz descendente do Império de Mu. Juntos irão viver uma longa aventura cheia de descobertas e de perigo.

A série estreou em Portugal em 1985 na versão Francesa com legendas em Português. Mais tarde voltou a repetir na RTP.

Genérico


Letra
Le 16ème siècle ...
Des 4 coins de l'Europe,
De gigantesques voiliers partent à la conquête
Du Nouveau Monde.
A bord de ces navires, des hommes,
Avides de rêve, d'aventure et d'espace,
A la recherche de fortune.
Qui n'a jamais rêvé de ces mondes souterrains,
De ces mers lointaines peuplées de légendes,
Ou d'une richesse soudaine qui se concquérait
Au détour d'un chemin de la Cordillère des Andes.
Qui n'a jamais rêvé voir le soleil souverain
Guider ses pas au coeur du pays Inca
Vers la richesse et l'histoire
Des Mystérieuses Cités d'Or

Enfant du Soleil,
Tu parcours la Terre, le Ciel,
Cherches ton chemin,
C'est ta vie, c'est ton destin.

Et le jour, la nuit,
Avec tes deux meilleurs amis,
A bord du Grand Condor,
Tu recherches les Cités d'Or.

Ah, ah, ah, ah, ah,
Esteban, Zia, Tao, les Cités d'Or
Ah, ah, ah, ah, ah,
Esteban, Zia, Tao, les Cités d'Or

Les Cités d'Or, les Cités d'Or

Enfant du soleil,
Ton destin est sans pareil,
L'aventure t'appelles,
N'attends pas et cours vers elle.

Ah, ah, ah, ah, ah,
Esteban, Zia, Tao, les Cités d'Or.

Personagens

Esteban

Voz-Jackie Berger

Zia

Voz-Isabelle Ganz

Tao

Voz-Odile Schmitt

Pichu

Voz-Hubert Noël

Mendoza

Voz-Jean-Claude Balard

Pedro e Sancho

Voz-Jacques Ferrière e Francis Lax

1ºEpisódio




DVD's

A editora Planeta Dagostini editou a série em DVD com dois audios, o frânces e também dobrada em português. A dobragem foi produzida para esta edição.


Comentário
Tinha apenas uma vaga ideia desta série, mas alguns anos atrás tive oportunidade de ver a série e fiquei completamente rendido. A série é excelente em todos os conteúdos, desde a música, a animação, o argumento...
Já "ouvi" a dobragem produzida para os dvds, mas é para esquecer. Ainda bem que trás o audio francês.


Comentem!

34 comentários:

Nuno disse...

Tenho pena de não ter visto esta série!
Aqui está uma boa série para ser editada em dvd em portugal!

Anónimo disse...

adorava rever esta série era linda haviam de editá-la novamente em portugues..melhor do que os de agora isto tinha uma historia bonita

Anónimo disse...

um dos melhores aventuras de desenhos animados que tinha visto, porque a sua historia me emociona

CINE31 disse...

Revi há poucos meses a série inteira, e continua óptima, uma série á frente do seu tempo e melhor que a maioria do que se faz hoje em dia

Anónimo disse...

Cine31: como conseguiste ver a série inteira? No Youtube? Existem DVD's à venda? Também adorava ver, pois já procurava isto à bastante tempo, mas como não me lembrava do nome...
José

Anónimo disse...

Vi todos os capitulos desta serie pela TPA e ando a procura dela para poder mostrar ao meu filho.

Anónimo disse...

fantástica esta serie.hoje já não se faz nada assim...nostalgia.

Anónimo disse...

É IRÓNICO, MAS NOS ÚLTIMOS MESES ANDAVA Á PROCURA DESTA MUSICA NO YOU TUBE.A ASNEIRA É QUE PROCURAVA POR "ENFANT DU SOLEIL".QUE SAUDADES QUE TIVE DA MINHA INFÂNCIA.

kapsico disse...

Vou vos ser sincero... tanta nostalgia me que até me tocou. foi provavelmente uma das series que me recordo melhor. Velhos tempos... já lá vao mais de 20 anos :S

Hugo disse...

Comprei hoje o 1º fascículo da colecção Les Mystérieuses cités d'ór para mostrar ao meu futuro filho.

É a melhor série de desenhos animados de sempre. O melhor história de desenhos animados de sempre. A melhor banda sonora de desenhos animados de sempre.

E aprende-se! Quem não se lembra dos documentários curtos ao fim de cada episódio?

A música do genérico assombra-me, desde a infância. Dou por mim, distraído, a trauteá-la, desde que era criança até aos dias de hoje, que tenho 30 anos!

E, para quem não sabe, no site do IMDB, o maior site internacional de registo de filmes e séries na Internet, esta série tem 9,4 estrelas, em 10 possíveis.

Só para terem uma ideia do que isto representa, o melhor filme de sempre, votado por centenas de milhares de pessoas, atinge 9,1 estrelas.

Esta série de animação, SUPERA a pontuação do melhor filme de sempre!

Eu dou-lhe um perfect 10.

Raquel disse...

Para quem estiver interessado esta serie esta agora à venda. É só procuar numa papelaria!!

EDUARDO disse...

Comprei neste momento o primeiro dvd com dois episódios para fazer a colecção de uma das series mais fantásticas da minha protoadolescencia....Aconcelho a toda a gente, dialogos excelentes e divertidos e um olhar muito engraçado sobre a história de uma época maravilhosa de descoberta e de aventura. Estou adorar

martins disse...

a serie ja esta a sair no planeta de agostini falada e legendado em português

Sofia disse...

Que saudades!! Os melhores desenhos animados do Mundo! E, para além da ficção, ainda se aprendia muito sobre História...

Anónimo disse...

Pensei que já ninguém se lembrava destes desenhos animados! Já falei deles a pessoas da minha idade e ninguém se lembra! Que bom é rever estas imagens. Até fiquei com um aperto no peito!
Que saudades!
Obrigado!
O blogue é excelente!!! PARABÉNS!

Merlen disse...

Este Desenho Animado Proporcionou-me Grandes Momentos De Alegria... Quem Possue Alguns Episódios, Faz O Favor De Pô-los No YouTube Para Download...

Anónimo disse...

Eu Adorava estes desenhos animados!
Por acaso já á uns anitos atrás fiz uma pesquiza na net e encontrei este Genérico e um Site de "entusiastas" em que dava para sacar musicas e episodios...

Tem bandas sonoras magnificas e a história em si era excelente...

Parabéns ao autor do Blog

Ricardo disse...

Eu tenho a série completa na versão francesa e legendada em portugês. Ocupa 2 DVD's.

Carlos disse...

Pessoal..tambem vi esta série nos anos 80.. e posso dizer que foi do melhor que passou na TV, é que além do desenho animado, no final de cada episódio havia sempre um pequeno documentário sobre o mesmo, real.....de certeza que todos vocês sabem mas esta série actualmente está à venda no mercado pela planetaagostini. Fica um pouco caro, mas acho que vale a pena...Abraço a todos da minha geração, só tinhamos 1º e 2º canal, mas eramos felizes!!!!!

fatimavieira disse...

Eu ando a fazer a colecção em DVD das "Misteriosas cidades de ouro" (Planeta de Agostini: http://www.planetadeagostini.pt/colecionavel/as-misteriosas-cidades-de-ouro.html) e a minha filha gosta imenso. Vê os episódios que vão chegando várias vezes e não se cansa. A série continua interessante e actual, apesar do original ter cerca de 28 anos.
Hoje encontrei este blogue (e parabéns pela iniciativa!) pq andava à procura de desenhos para pintar sobre personagens da série (mas ainda não encontrei).

Anónimo disse...

por favor tentem postar o boneco ´´BumBo´´ de um carrinho amarelo...o melhor boneco do mundo..eu amo esse boneco..sorte

Anónimo disse...

Eu era fascinada por isto, dava no intervalo do programa "Agora Escolha" com a Vera Roquete...lembram-se?
Há tempos que queria ver se achava algo sobre estes desenhos, que bom achar aqui. Obrigada!!

josé ferradosa disse...

eu tenho a série completa de 20 dvd´s e digo-vos mal acabei de ter o ultimo episódio só parei quando os vi todos . bons tempos eram estes....

Ricardo Ramos disse...

E 20 anos já lá vão. Uma belissíma série, com uma história muito bonita e uma banda sonora envolvente. Também espero um dia poder rever alguns episódios com o meu filhote.
Podem chamar retro, mas continuo a acreditar que os desenhos animados mais antigos eram de uma qualidade muito superior aos de hoje, que são repletos de violência sem sentido.


Mais uma vez, rendido ao seu blog.

Anónimo disse...

Estes foram os melhores desenhos animados que vi em toda a minha a infância.
Obrigado pela recordação.

Anónimo disse...

como adquiro essa musica?
?

Anónimo disse...

a que musica te referes?
á musica da serie?

mpadao disse...

Que memórias... Sem dúvida dos melhores desenhos animados. Alguém que me ajude numa dúvida, nesta altura também passava à tardes desenhos animados que eram mais animação que constava sempre numa batalha entre bolas e quadrados. Alguém sabe do que estou a falar? Ou serei a única pessoa que se lembra disso?

Adérito Sousa disse...

Muitos parabéns pelo Blog, está fabuloso.
Que recordações me trazem, de tempos excelentes que passei a ver todas estas séries fabulosas, é pena já não fazerem séries assim.
Obrigado.

Anónimo disse...

E no próximo ano estreia em frança a 2ª e 3ª temporadas. Finalmente reconheceram a qualidade desta maravilhosa série e produziram novos episódios.

Anónimo disse...

Ahhhhhhhhhhhhh. Que boneco animado. "A misteriosa cidade de ouro". Naquele tempo so tinhamos a TPA 1, mas eramos mas felizes do que agora que temos 3 canais: TPA 1, TPA 2 e TV Zimbo e ninguem consegui meter esse e outros bonecos daquela epoca em q se via os pais e os filhos sentados a ver bonecos,"grandes tempos...os bonecos dessa epoca ate as proprias crianças dizem q sao podres. Façam um favor e vao buscar as fitas antigas de desenhos animados e nos animem por favor TPA ou Zimbo...a que apresentar "a misteriosa cidade de ouro" vai ganhar audiencia. Se mim ouvira esta bom, mas se nao, que continuemos a ver os bonecos sem emoçao de modo q vamos recorrer as parabolicas para nao ficarmos cansados e aborrecidos com os vossos desenhos animados sem sentido

Cátia João disse...

Bons velhos tempos, hoje com 30 anos recordo-me perfeitamente de quase todos episódios desta grande aventur. As misterizas cidde de ouro foi um dos meus preferidos desenhos animados altura 20 anos atras, andei aprocura a muito tempo.. foi bom rever alguns episódios. Parabens pela criação deste blog.

Ricardo Ramos disse...

Mais de 20 anos passaram.
Sei que fiz parte de uma geração que passou por bons momentos de descoberta, entre os quais dos "desenhos animados" que passaram pela televisão portuguesa nos anos 80' 90' e até 00'. Ainda hoje estive na FNAC e lá encontrei um pack com a série.... 30€... Ficará para outro dia. Cumprimentos para todos.

Rute Roquefort disse...

Ai Jesus!
O que eu adorava estes desenhos animados, não tem explicação!!!
Andava sempre a cantarolar a musica de abertura. Já ninguém me podia ouvir de tanta desafinação. Ah ah ah, muito bom.

Beijocas para todos os que viveram, como eu, as aventuras na cidade d'ouro.