segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Era uma vez a vida


Depois de "Era uma vez o homem" e de "Era uma vez o espaço", Albert Barillé criou e realizou "Era uma vez a vida". Desta vez Barillé propôs uma viagem por dentro do corpo humano. A série foi produzida nos estúdios Procidis em 1986 e foram produzidos 26 episódios. A música da série foi composta por Michel Legrand e o tema do genérico foi interpretado pela vencedora do Festival da Eurovisão de 1986, a Sandra Kim.
Nesta série voltamos a encontrar personagens de outras séries "Era uma vez...".

Episódios
01. A origem da Vida
02. O Nascimento
03. Sistema imunitário
04. A medula óssea
05. Irrigação sanguínea
06. As plaquetas
07. O coração
08. A Respiração
09. O cérebro
10. Os Neurónios
11. A vista
12. O ouvido
13. A pele
14. A boca e os dentes
15. A Digestão
16. O fígado
17. Os Rins
18. O sistema linfático
19. O esqueleto
20. Os músculos
21. Guerra às toxinas
22. A Vacinação
23. As Hormonas
24. A cadeia da vida
25. A idade do homem
26. A vida e o sonho

A série estreou em Portugal em 1987 na versão Francesa com legendas em português.

Genérico(Interpretado por Sandra Kim)


Letra
[La vie, la vie, la vie, la vie]
[La vie, la vie, la vie, la vie]

Et voici la vie
[La vie, la vie]
La belle vie toute pressée d'éclore
Le monde nous convie
[Voici la vie]
A de nouvelles aurores
Et nous donne des lendemains qui chantent
Et l'soleil qui nous éblouit
L'air vif nous enchante
Nous emplit de joie et de vie

[La vie, la vie, la vie, la vie]
[La vie, la vie, la vie, la vie]

Et voici la vie
[La vie, la vie]
La belle vie qui coule dans nos veines
Laissons là nos soucis
[Voici la vie]
Que la joie souveraine
Emporte les flots de notre sang
Dans un rythme étourdissant
Qui donne à tous l'envie
D's'éclater et d'chanter
La vie

[La vie, la vie, la vie, la vie]
[La vie, la vie, la vie, la vie]

Et voici la vie
[La vie, la vie]
La belle vie comme une fête foraine
Pas de temps pour l'ennui
Elle court, elle nous entraine
Chaque instant nous offre ses couleurs
Arc-en-ciel aux mille saveurs

[La vie, la vie, la vie, la vie]
[La vie, la vie, la vie, la vie]

Et voici la vie
[La vie, la vie]
La belle vie qui s'écoule sereine
Relevons le défi
D'en faire hymne à la joie
La vie

[La vie, la vie, la vie, la vie]
[La vie, la vie, la vie, la vie]
Et voici la vie ...


Personagens

Pedrito

Voz-Roger Carel/Paulo B.

Psi

Voz-Marie-Laure Beneston/Luisa Salgueiro

Mestre

Voz-Roger Carel/Carlos Freixo

Metro

Voz-Roger Carel/Carlos Freixo

Capitão Pierrot/Gordinho

Voz-Gilles Laurent/Carlos Freixo

Globus

Voz-Alain Dorval/Carlos Freixo

Hemo

Voz-Alain Dorval/Paulo B.

Globina

Voz-Marie-Laure Beneston/Isabel Ribas

Chefe Vírus

Voz-Patrick Préjean/Carlos Freixo

Tenente Micróbio


Voz-Alain Dorval/Paulo B.

*Dobragem Francesa
*Dobragem Portuguesa

Colecção

A editora Planeta Deagostini editou um colecção da série a primeira vez em 1992. A primeira edição era composta por 55 livros e um boneco em várias peças para melhor conhecer o corpo humano. Noutras edições a colecção tinha também uma caderneta de cromos e 26 cassetes com os episódios da série com a versão francesa com legendas em português. Mais tarde a série foi dobrada em português pela a Matinha Estúdios e as vhs deram lugar a dvds.


Genérico em Português(Interpretado por Susana Félix)


Primeiro Episódio "A origem da Vida"




Comentem!!

12 comentários:

Sílvia Maria disse...

Adorava esses desenhos animados...era fã incondicional e essa música do genérico traz imensas recordações.
Adorei o post.

S. disse...

Só me lembro disto porque tinha a colecção dos livros com as cassetes porque não me lembro de ver na tv... Houve aulas de ciências em que convencemos a prof. a vermos uma das cassetes que alguém levou.

Raquel disse...

Estes desenhos animados trazem-me óptimas recordações da minha infância... e saudades!
Acho que vi todos os episódios e adorava imaginar o corpo humano a funcionar com aquelas personagens tão engraçadas e tão empenhadas no seu papel.
Gostaria muito de poder vê-los novamente. Lembro-me que, há cerca de uns 15 anos atrás, tentei encontrar esta série de desenhos animados (com diálogos em francês e legendado em português) e não encontrei em lado nenhum... Quem sabe, um dia.

Adriano M.G.C. disse...

Estou maravilhado! O Youtube já não chega para reavivar memórias, este blogue é excelente. Tenho 30 anos e é com saudade que recordo esta e outras séries de animação. Agora que olho para trás vejo que tive uma infância realmente feliz e cheia de coisas boas.
Parabéns por este excelente trabalho!

Ana disse...

Este blog é extraordinário.
O meu filho de 6 anos, esclamou "Adorava ser da tua idade, porque assim tinha visto todos esses desenhos animados". E de facto, a nossa geração viu e vibrou com o que havia no nosso tempo.
Agora conheço o "Ben Ten" e os trezentos monstros em que se transforma!
Parabéns pela excelente recordação!

João Avelar disse...

Brutal!!! Esta serie a brincar ensinou-me como funciona o corpo humano, dou por mim, quando estou doente, a pensar nos policias brancos a atacarem o mal! lol Parabéns ao magnifico trabalho que estão a desenvolcer!!

Ângela disse...

Em criança vi e adorei e agora consegui gravar para dvd e passar o legado ao meu filho de 5 anos que agora sabe mais sobre o funcionamento do corpo humano que muitos adultos.Obrigada por terem contribuido com esta oportunidade unica.

afundo disse...

Adorava esta série, só sou da opinião que a dobragem para português veio um pouco estragar a sua mística...

Mariana disse...

eu tenho so livros todos desta colecção:D

Thais disse...

Poxa de verdade precisaria muito desses dvds e juustamente o tema q estou trabalhando com meus alunos de PEBI e nao encontro nada sobre o corpo humano seria muito interessante pra mim, poderia me dizer onde posso encontra-los?
Att Thais

Mónica disse...

Gostava que esta série tivesse passado no meu tempo :P Mas quando já era mais velhinha cheguei a ver o "Era uma Vez os Descobridores", que passou na RTP2, e adorei! Reparei que não têm essa série aqui no blog, será que a podiam colocar?

monique prado disse...

achei que estava ficando doida
pois ninguem lembra desse desenho so eu e minha prima...
kkkkkkkkk
kk